DOSSIÊ: Álcool e Substâncias Psicoativas, Políticas Públicas e Direitos Humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59099/prpub.2024.104

Palavras-chave:

Editorial, Plural, Psicologia, Unesp, Álcool, Drogas, Saúde Mental

Biografia do Autor

Edson Olivari de Castro, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Possui graduação em Psicologia (PUC/SP - 1985), Mestrado (1992) e Doutorado (2002) em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Trabalhou em consultório particular até 2010 e exerce a docência no magistério superior desde 1986. Foi professor em tempo de dedicação parcial na UNIMEP, onde supervisionava estágios em Saúde Mental, participava do Comitê de Prevenção à Dependência Química. Foi sócio fundador da Associação Livre Instituto de Cultura e Psicanálise - Piracicaba/SP, onde dava supervisão, ministrava cursos e organizava eventos. Foi supervisor clínico-institucional do Centro de Referência da Mulher, da Tempo de Viver (Centro de Educação do Autista) e do CAPS Infanto-juvenil em Americana/SP e do CAPS I de Santa Gertrudes. Foi Avaliador de cursos de graduação pelo Basis/Sinaes/INEP. É Professor Assistente Doutor aposentado na Unesp/Bauru, tendo atuado como Chefe do Departamento de Psicologia (2013-2017) e Supervisor do Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da FC/Bauru (2021-2023). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, saúde mental, arte, educação, drogas, grupos e instituições, subjetividade e contemporaneidade.

Marcelo Dalla Vecchia, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Possui graduação em Psicologia (Unesp/Bauru), Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva (Unesp/Botucatu) e Pós-Doutorado em Psicologia com estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Desenvolveu investigações acerca da reforma psiquiátrica brasileira e do campo de álcool e outras drogas no contexto da Saúde Coletiva, com base na experiência pregressa na área de saúde mental e atenção primária à saúde. Dedica-se atualmente ao ensino e à pesquisa sobre o trabalho com grupos e os processos grupais na Psicologia Social Latino-Americana, enfocando contribuições de obras e de autores da teoria histórico-cultural (psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e psicologia sócio-histórica).

Marcos Muniz de Sousa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Graduado em Psicologia pela Universidade São Marcos e Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Atua principalmente nos seguintes temas: saúde mental, álcool e outras drogas, moradia, atenção psicossocial, Reforma Psiquiátrica, Psicanálise.

Silvio Yasui, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1979), Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), Doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2006) e Livre-Docente em Psicologia e Atenção Psicossocial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, câmpus de Assis. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção psicossocial, reforma psiquiátrica e saúde mental.

 

Referências

Editorial do Dossiê: álcool e substâncias psicoativas, políticas públicas e direitos humanos.

Downloads

Publicado

02-10-2024

Como Citar

Olivari de Castro, E., Dalla Vecchia, M., Muniz de Sousa, M., & Yasui, S. (2024). DOSSIÊ: Álcool e Substâncias Psicoativas, Políticas Públicas e Direitos Humanos. PLURAL - Revista De Psicologia UNESP Bauru, 3, e024a01. https://doi.org/10.59099/prpub.2024.104

Edição

Seção

Dossiê Temático: Álcool e Substâncias Psicoativas, Políticas Públicas e Direitos Humanos