Sobre a Revista

Foco e Escopo

PLURAL – Revista de Psicologia UNESP Bauru (ISSN 2965-1662) é um periódico científico vinculado ao Departamento de Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Bauru. Sua linha editorial consiste em publicar textos originais de Psicologia em suas diversas áreas, considerando suas interfaces, reconhecendo a diversidade dos fenômenos psicológicos, de suas abordagens e dos campos da realidade em que incidem. A revista está comprometida com o fomento à interdisciplinaridade, à reflexão crítica sobre as teorias e práticas nesses campos, bem como com a produção de um corpo sistematizado de conhecimento em sintonia com as demandas sociais e com a promoção de saberes.

As áreas específicas para publicação são:

Psicologia e Educação: artigos nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicologia Escolar e Psicologia da Educação que investiguem ou discutam processos socioeducativos e/ou educacionais.

Psicologia e Saúde: artigos nas áreas de Psicologia Clínica, Psicologia da Saúde, Psicologia Hospitalar, Avaliação Psicológica, Prevenção e Tratamento Psicológico que investiguem ou discutam a relação entre indivíduos ou grupos em temas relacionados aos aspectos e processos psicossociais nos mais variados enquadres de estudo e de intervenção.

Psicologia e Sociedade: artigos nas diversas áreas da Psicologia Social, bem como suas interfaces com as ciências humanas e sociais, que investiguem ou discutam relações interpessoais, de classe, processos grupais e estruturas sociais, papéis sociais e processos de identificação, relações étnico-raciais e de gênero na constituição de identidades, promoção da cidadania e dos direitos humanos, considerando os processos de subjetivação em seus contextos socioculturais e político-econômicos.

Psicologia e Trabalho: artigos que apresentem resultados de pesquisas e intervenções abrangendo a relação que se estabelece entre o ser humano, o trabalho e a organização, bem como sobre ressonâncias sentidas individual, coletiva e socialmente em decorrência de tal relação (a saber: qualidade de vida no trabalho, saúde do trabalhador, fatores psicossociais de risco ou promotores de desenvolvimento profissional, comportamento organizacional, políticas e práticas de gestão de pessoas, fenômenos organizacionais, etc.). Também pesquisas e intervenções nas áreas de Orientação Profissional e de Carreira que investiguem ou discutam processos psicossociais no contexto do trabalho, da educação para o trabalho e das organizações.

História e Filosofia da Psicologia: artigos teórico-conceituais dos fundamentos históricos e filosóficos da psicologia, bem como na interface com a história ou a filosofia das ciências em sua abordagem dos processos psicológicos, de subjetivação, da ciência ou fenomenologia.

Pesquisa Básica em Psicologia: artigos com pesquisas empíricas originais que estudem os processos mentais e comportamentais, incluindo: senso-percepção, motricidade, motivação, emoção, memória, cognição, personalidade, linguagem e aprendizagem. Também inclui suas interfaces com as Ciências Biológicas e com as Neurociências.

Psicologia e Humanidades: artigos que abordem fenômenos psicológicos e processos de subjetivação na interface com áreas das humanidades ligadas às Artes, Literatura, Design e Comunicação, considerando formações simbólicas e âmbitos socioculturais específicos em suas mediações estéticas, semióticas e ético-políticas.

Os manuscritos publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores; as opiniões e juízos contidos nos artigos não expressam necessariamente aqueles relativos à Comissão Editorial.

Políticas de Seção

Artigos de Revisão de Literatura

Avaliações críticas de materiais já publicados, com vistas a descrever o “estado da arte” de uma determinada temática, apontando contradições e omissões, bem como sugerir novos caminhos de pesquisa. Podem ser de caráter narrativo, em que há mais liberdade em sua estrutura de apresentação, bem como na compilação de estudos ou de caráter sistemático, em que se segue algum protocolo de procedimentos padronizados e quantitativos de análise, apresentados na estrutura padrão (Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e, se for o caso, Conclusão/Considerações Finais).

Artigos Empíricos

Relatos de pesquisa empírica original, contemplando dados inéditos, replicações ou novas análises de dados já levantados/conhecidos. Podem ser escritos na forma de relatos de pesquisa, utilizando procedimentos de metodologia científica, em abordagem quantitativa e/ou qualitativa, abarcando todas as fases de consecução da pesquisa e apresentados na estrutura padrão (Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e, se for o caso, Conclusão/Considerações Finais) ou na forma de estudos de caso e/ou de relatos de experiência, relatando trabalhos específicos com um indivíduo, grupo, comunidade ou organização, contendo análise de implicações conceituais e práticas, com descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, bem como ilustrações dessa experiência, apresentados em uma estrutura de tópicos livre.

Artigos Teóricos

Trabalhos de cunho estritamente teórico, abordando e discutindo o escopo dos modelos teóricos e metodológicos de uma área. Podem ser escritos na forma de estudo, com o objetivo de analisar e aperfeiçoar constructos teóricos já existentes, ou de ensaio, operando recortes e  expondo pontos de vista.

Resenhas

Textos curtos, escritos por especialistas, que apresentam um resumo comentado e crítico sobre obra recém-publicada, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais. Até 12 páginas. A avaliação é realizada pelo Conselho Editorial e Editores Associados.

Notas Técnicas

Textos curtos, propostos por especialistas, contendo a descrição de instrumentos e técnicas originais de pesquisa, bem como consensos e protocolos de intervenção.

Notícias, Depoimentos e Entrevistas

Divulgação de fato ou evento de conteúdo relacionado a uma determinada área do conhecimento, bem como de histórias de vida ou realizações profissionais de personagens representativos e de interesse para a área. A convite dos editores.

Traduções

Publicadas a convite dos editores. As traduções publicadas devem ser previamente autorizadas pelo autor do original mediante declaração expressa e assinada, desde que este detenha os direitos autorais da publicação.

Processo de Avaliação pelos Pares

Política Editorial

A PLURAL – Revista de Psicologia UNESP Bauru publica apenas manuscritos inéditos. Configuram-se como áreas de interesse para publicação temas do campo da Psicologia e de áreas afins das Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Saúde. É um periódico exclusivamente online, de acesso aberto, segundo as políticas de open acess e copyleft.

A submissão requer a observância às normas gerais da metodologia e da ética do trabalho acadêmico-científico, bem como a adequação às normas específicas de formatação, estruturação e referenciação presente nas instruções aos autores. As seções de submissão livre (artigos originais) recebem trabalhos em fluxo contínuo e são avaliados por pares em sistema de peer review e blind review com recurso a pareceristas externos (ad hoc). As seções de dossiês e comunicações breves são organizados e geridos pela comissão editorial, sendo a submissão a convite da mesma, com os trabalhos em formato de artigo sendo submetidos a avaliação por pares.

Todos os artigos precisam ser encaminhados via sistema online. A revista não cobra qualquer taxa  para a submissão ou avaliação de artigos e demais textos (APCs charges e submission charges), mas a adequação da revisão do manuscrito em língua portuguesa e dos resumos em língua estrangeira pode ser requerida e é de responsabilidade dos autores. Uma revisão e formatação final é feita pela comissão editorial, que se reserva o direito de fazer pequenas alterações e correções para fins de publicação.

Os manuscritos podem ser submetidos por profissionais de qualquer área, contanto que pelo menos um dos autores tenha título de doutor. Serão aceitos até quatro co-autores por artigo, além do autor principal. No sentido de garantir a pluralidade das contribuições, a revista limita as contribuições de autores a um artigo por número.

Apreciação pelo Conselho Editorial

PLURAL – Revista de Psicologia UNESP Bauru recebe artigos para avaliação escritos em português. Os originais serão aceitos para avaliação desde que não tenham sido publicados anteriormente. Os resumos e as cinco palavras-chave deverão ser apresentados em português, inglês e espanhol. As palavras-chave deverão obedecer ao seguinte critério: duas delas deverão seguir os descritores de psicologia e três delas de escolha autoral – conforme as Instruções aos Autores.  Quando aprovados, os artigos e outros formatos como resenha, nota técnica, notícias, depoimentos e entrevistas e traduções deverão passar por revisão gramatical rigorosa e os custos envolvidos serão arcados pelos próprios autores. Os autores estrangeiros que desejarem publicar na língua inglesa ou espanhola poderão enviar o texto em um desses idiomas e caso o trabalho seja aceito, deverão enviar a versão em português (publicação bilíngue) e também arcarão com os custos da tradução.

Após a submissão, o trabalho será apreciado pelo Editor, que verificará se o material encaminhado está de acordo om as normas estabelecidas pela revista. Após a conferência será envido ao(s) autor(es) o comunicando do início do processo editorial.

Na próxima etapa, o trabalho será enviado para avaliação de dois pareceristas anônimos, que poderão rejeitar, recomendar a publicação com reformulações ou aceitar a publicação sem modificações. Se houver discordância entre os pareceres quanto à publicação, o trabalho será encaminhado a um terceiro consultor ad hoc. Os pareceres serão enviados ao(s) autor(es) para que se justificar o resultado da avaliação ou para que sejam realizadas modificações no texto, devendo o(s) autor(es) devolver o trabalho reformulado no prazo máximo de trinta dias. Logo após, o trabalho será reenviado aos pareceristas para a avaliação da revisão efetuada.

Caberá à Comissão Editorial a decisão final quanto à publicação e também alterações pontuais no texto para atender aos critérios e normas operacionais da revista.

É imprescindível a qualidade da redação do artigo para a aprovação do manuscrito, observando: gramática e ortografia, clareza e concatenação coerente de ideias, citações de acordo com as normas da revista, apresentação e organização e adequação às normas da revista. Se o autor considerar necessário uma revisão profissional, recomendamos que seja feita antes da submissão.

Os autores e pareceristas devem se atentar a inserção do manuscrito na área de abrangência da revista e ao formato mais adequado ao tipo de produção submetida.

Público-Alvo

Pesquisadores atuantes no campo da Psicologia e em áreas afins.

Periodicidade

Publicação contínua.

Política de Acesso Livre

PLURAL – Revista de Psicologia UNESP Bauru segue uma política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo de maneira a ofertar o conhecimento científico gratuitamente e democraticamente.

A PLURAL – Revista de Psicologia UNESP Bauru adere à definição de acesso aberto do Directory of Open Access Journals (DOAJ): direitos de uso para terceiros usando uma licença aberta (Creative Commons ou equivalente) permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou criar links para os textos completos dos artigos, rastreá-los para indexação, transmiti-los como dados para software ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.

Financiamento

PLURAL – Revista de Psicologia UNESP Bauru é subsidiada integralmente pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da Unesp, câmpus de Bauru.