Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
- O texto segue a formatação e as normas previstas no template disponibilizado pela PLURAL – Revista de Psicologia UNESP Bauru.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- O autor possui cadastro na plataforma ORCID (https://orcid.org/) antes de submeter o estudo para avaliação.
- O nome do autor foi removido em "Propriedades do documento", opção do menu "Arquivo" do MS Word, e em qualquer outra parte do manuscrito enviado/submetido à revista, a não ser na folha informativa de autoria (que deve ser submetida como Documento Suplementar).
- Os autores que submeterem artigos à revista e tiverem título de doutor - pelo menos um autor - deverão se comprometer a fazer um parecer para a PLURAL – Revista de Psicologia UNESP Bauru. Esse comprometimento deverá estar declarado na folha informativa de autoria, ao final do preenchimento dos dados solicitados, na qual (portador do título de doutor) deverá se identificar e assinar ao final.
Artigos de Revisão de Literatura
Avaliações críticas de materiais já publicados, com vistas a descrever o “estado da arte” de uma determinada temática, apontando contradições e omissões, bem como sugerir novos caminhos de pesquisa. Podem ser de caráter narrativo, em que há mais liberdade em sua estrutura de apresentação, bem como na compilação de estudos ou de caráter sistemático, em que se segue algum protocolo de procedimentos padronizados e quantitativos de análise, apresentados na estrutura padrão (Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e, se for o caso, Conclusão/Considerações Finais).
Artigos Empíricos
Relatos de pesquisa empírica original, contemplando dados inéditos, replicações ou novas análises de dados já levantados/conhecidos. Podem ser escritos na forma de relatos de pesquisa, utilizando procedimentos de metodologia científica, em abordagem quantitativa e/ou qualitativa, abarcando todas as fases de consecução da pesquisa e apresentados na estrutura padrão (Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e, se for o caso, Conclusão/Considerações Finais) ou na forma de estudos de caso e/ou de relatos de experiência, relatando trabalhos específicos com um indivíduo, grupo, comunidade ou organização, contendo análise de implicações conceituais e práticas, com descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, bem como ilustrações dessa experiência, apresentados em uma estrutura de tópicos livre.
Artigos Teóricos
Trabalhos de cunho estritamente teórico, abordando e discutindo o escopo dos modelos teóricos e metodológicos de uma área. Podem ser escritos na forma de estudo, com o objetivo de analisar e aperfeiçoar constructos teóricos já existentes, ou de ensaio, operando recortes e expondo pontos de vista.
Resenhas
Textos curtos, escritos por especialistas, que apresentam um resumo comentado e crítico sobre obra recém-publicada, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais.
Notas Técnicas
Textos curtos, propostos por especialistas, contendo a descrição de instrumentos e técnicas originais de pesquisa, bem como consensos e protocolos de intervenção
Declaração de Direito Autoral
Os autores concordam com os seguintes termos da PLURAL – Revista de Psicologia UNESP Bauru:
Os artigos enviados devem ser originais e serão publicados pela primeira vez pela PLURAL – Revista de Psicologia UNESP Bauru, mas os autores manterão os direitos autorais sobre os próprios trabalhos publicados nesta revista. O trabalho será simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-By 4.0 Internacional para permitir o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira publicação por essa revista. Esta licença permite acesso gratuito imediato ao trabalho e permite também que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise , ou criar links para os textos completos dos artigos, rastreá-los para indexação, transmiti-los como dados para software ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.
Existe autorização para os autores assumirem contratos adicionais separadamente, exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, contanto que esteja discriminado e registrado tanto o reconhecimento de autoria como o de publicação inicial nessa revista.
Existe a permissão e o estímulo para os autores publicarem e distribuírem seu trabalho online em repositórios institucionais (pré-prints) ou na sua página pessoal.
Política de Privacidade
A PLURAL – Revista de Psicologia UNESP Bauru não disponibiliza para outras finalidades ou a terceiros os nomes e endereços informados e usados para os serviços prestados por esta publicação.