Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue a formatação e as normas previstas no template disponibilizado pela PLURAL – Revista de Psicologia UNESP Bauru.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O autor possui cadastro na plataforma ORCID (https://orcid.org/) antes de submeter o estudo para avaliação.
  • O nome do autor foi removido em "Propriedades do documento", opção do menu "Arquivo" do MS Word, e em qualquer outra parte do manuscrito enviado/submetido à revista, a não ser na folha informativa de autoria (que deve ser submetida como Documento Suplementar).
  • Os autores que submeterem artigos à revista e tiverem título de doutor - pelo menos um autor - deverão se comprometer a fazer um parecer para a PLURAL – Revista de Psicologia UNESP Bauru. Esse comprometimento deverá estar declarado na folha informativa de autoria, ao final do preenchimento dos dados solicitados, na qual (portador do título de doutor) deverá se identificar e assinar ao final.

Diretrizes para Autores

Formato geral: adoção das normas gerais preconizadas pelo Manual de Estilo da APA 7ª Edição. Para tanto, deve-se utilizar o template disponível na página da revista (CLIQUE AQUI para baixá-lo). Os autores precisam seguir estritamente a formatação e as orientações contidas no template, sob pena de o manuscrito ser rejeitado preliminarmente.

Folha informativa de autoria: os autores devem anexar como documento suplementar a folha informativa de autoria, contendo informações como o nome dos autores, minicurrículo, grau envolvimento dos autores na elaboração do artigo, entre outras conforme modelo anexo (CLIQUE AQUI para baixá-la).

Número de páginas: entre 12 e 25 páginas para Artigos Originais, contando todos os elementos; até 12 páginas para os outros formatos permitidos.

Idiomas aceitos para o artigo: Português, Inglês, Espanhol e Francês. Caberá aos autores que publicarem manuscritos em língua estrangeira providenciar uma versão em português a ser entregue caso o texto seja aceito após avaliação.

Idiomas aceitos para o título, os resumos e palavras-chave: Português, Inglês e Espanhol.

Título: até 12 palavras.

Extensão dos resumos: até 150 palavras. O resumo deve contemplar: 1) objetivo e justificativa/importância da investigação científica, 2) método (como foi conduzida a pesquisa), 3) resultados e 4) discussão e conclusão (relevância ou implicações dos resultados).

Palavras-chave: cinco palavras-chave que comuniquem os conceitos centrais da pesquisa, separadas por ponto e vírgula, sendo duas obrigatoriamente oriundas da Terminologia em Psicologia (http://newpsi.bvs-psi.org.br/cgi-bin/wxis1660.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&lang=P&base=TERMINOLOGIA), outras três de criação livre.

Número de autores permitidos: até cinco autores são permitidos por manuscrito. Em caso de artigos com número de autores acima desse limite, enviar carta com justificativa para a editora-chefe para avaliação. Não será permitida a publicação de mais de um artigo de um mesmo autor por volume da revista. Além disso, autores com artigos publicados na PLURAL – Revista de Psicologia UNESP Bauru deverão cumprir um intervalo mínimo de dois anos para terem novos trabalhos avaliados pela revista, mesmo que sejam manuscritos produzidos em co-autoria.

Figuras e tabelas: devem ser elaboradas conforme as normas da APA 7ª edição e inseridas no corpo do texto, no local em que devem aparecer. As imagens precisam estar com boa qualidade (no mínimo 300 dpi, no caso de figuras) e não podem exceder 11,5 cm de largura e 17,5 cm de comprimento (11,5 X 17,5 cm²). Cada artigo deve conter, no máximo, cinco imagens – entre tabelas e figuras.

Anexos: Devem ser evitados, salvo se contiverem informações consideradas indispensáveis, e devem ser citados pelo menos uma vez ao longo do texto. Cada artigo deve conter, no máximo, dois anexos, que devem ser submetidos à parte como um documento suplementar e em um único arquivo. Eles devem ser apresentados em páginas separadas, intitulados com a palavra “Anexo” seguido das respectivas letras (Anexo A, Anexo B, Anexo C...) quando houver mais de um. Se o anexo contiver informações textuais, elas devem obedecer às normas de formatação constantes no template disponibilizado pela PLURAL – Revista de Psicologia UNESP Bauru. No caso de imagens, elas devem obedecer às normas descritas em Figuras e tabelas.

Termo de autorização e de cessão de direitos autorais: mediante declaração feita no próprio sistema de submissão.

Experiências com animais/seres humanos: no caso de pesquisa com seres humanos, deverá ser enviada em pdf a folha do aceite do Comitê de Ética em Pesquisa da Plataforma Brasil – a ser anexada como documento suplementar no processo de submissão ou Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE) devidamente assinado. Quando se tratar de pesquisa com animais, deverá ser encaminhada em pdf a folha do aceite da Comissão de Ética no Uso de Animais.

Material de terceiros (exceto citações diretas e em bloco): exigir dos autores permissão expressa dos detentores dos direitos autorais para uso desse material no artigo (conforme Manual da APA).

Processo de avaliação: blind and peer review, por consultores internos e externos (ad hoc).

Titulação mínima dos autores: pelo menos um dos autores deve ter, ao menos, o título de doutor.

Taxa de submissão:  Nenhuma. A submissão de manuscritos para a PLURAL – Revista de Psicologia UNESP Bauru é gratuita.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Aspectos formais
1. Adequação ao escopo da revista;
2. Adequação às diretrizes para autores em relação a: resumos, palavras-chave, citações, referências e organização de figuras/tabelas;
3. Adequação às normas éticas de pesquisas com seres humanos e animais

Aspectos científicos
1. Delimitação e definição do tema e do foco/objeto do trabalho;
2. Pertinência, relevância e originalidade do trabalho;
3. Explicitação e adequação da metodologia ao propósito do trabalho;
4. Clareza e consistência no desenvolvimento das análises e argumentações;
5. Adequação das conclusões ao propósito do trabalho, às análises e argumentações;
6. Adequação da bibliografia ao tema e aos objetivos do trabalho.

Aspectos textuais
1. Correção gramatical/ortográfica;
2. Coesão e coerência no texto;
3. Clareza, concisão e precisão da redação;
4. Adequação terminológica e conceitual.

Artigos de Revisão de Literatura

Avaliações críticas de materiais já publicados, com vistas a descrever o “estado da arte” de uma determinada temática, apontando contradições e omissões, bem como sugerir novos caminhos de pesquisa. Podem ser de caráter narrativo, em que há mais liberdade em sua estrutura de apresentação, bem como na compilação de estudos ou de caráter sistemático, em que se segue algum protocolo de procedimentos padronizados e quantitativos de análise, apresentados na estrutura padrão (Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e, se for o caso, Conclusão/Considerações Finais).

Artigos Empíricos

Relatos de pesquisa empírica original, contemplando dados inéditos, replicações ou novas análises de dados já levantados/conhecidos. Podem ser escritos na forma de relatos de pesquisa, utilizando procedimentos de metodologia científica, em abordagem quantitativa e/ou qualitativa, abarcando todas as fases de consecução da pesquisa e apresentados na estrutura padrão (Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e, se for o caso, Conclusão/Considerações Finais) ou na forma de estudos de caso e/ou de relatos de experiência, relatando trabalhos específicos com um indivíduo, grupo, comunidade ou organização, contendo análise de implicações conceituais e práticas, com descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, bem como ilustrações dessa experiência, apresentados em uma estrutura de tópicos livre.

Artigos Teóricos

Trabalhos de cunho estritamente teórico, abordando e discutindo o escopo dos modelos teóricos e metodológicos de uma área. Podem ser escritos na forma de estudo, com o objetivo de analisar e aperfeiçoar constructos teóricos já existentes, ou de ensaio, operando recortes e expondo pontos de vista.

Resenhas

Textos curtos, escritos por especialistas, que apresentam um resumo comentado e crítico sobre obra recém-publicada, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais.

Notas Técnicas

Textos curtos, propostos por especialistas, contendo a descrição de instrumentos e técnicas originais de pesquisa, bem como consensos e protocolos de intervenção

Política de Privacidade

A PLURAL – Revista de Psicologia UNESP Bauru não disponibiliza para outras finalidades ou a terceiros os nomes e endereços informados e usados para os serviços prestados por esta publicação.