Formação do estudante de Psicologia frente às queixas escolares de escolas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59099/prpub.2023.25

Palavras-chave:

formação em psicologia, psicologia escolar, queixa escolar, prática do psicólogo, educação pública

Resumo

Este trabalho busca refletir sobre a formação de estudantes de Psicologia frente à produção de queixas escolares no sistema educacional a partir de uma proposta de estágio. Embora exista uma importante literatura sobre o tema, as práticas psicológicas desenvolvidas nos serviços-escola têm lidado com demandas advindas do contexto educativo, sobretudo público, de maneira frequente, o que indica não somente a dificuldade em romper com o ciclo de encaminhamentos, como permite considerar a formação do estudante de Psicologia numa perspectiva crítica da Psicologia Escolar quando atua com tal demanda. Apresentamos, assim, nossa experiência em um projeto de estágio voltado para avaliação e orientação à queixa escolar, focando nos desafios enfrentados por supervisores e estagiários. Espera-se, com essa reflexão, promover uma discussão teórica a respeito das dificuldades da formação da/o psicóloga/o e suas práticas, bem como lançar um olhar crítico sobre a produção de queixas escolares e seus encaminhamentos.

Biografia do Autor

Raquel Pondian Tizzei, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Professora dedicação exclusiva da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba, MG. Possui graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela PUC Campinas. Já foi professora universitária em outras duas instituições de ensino superior e atua nas áreas da  psicologia escolar e psicologia do desenvolvimento, além de outras áreas como avaliação psicológica. Também atuou como psicóloga clínica na Ciclos Espaço Terapêutico em Araras, SP.

Wandeylson Vanderlei Campelo, Psicólogo

Psicólogo, possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Hermínio Ometto, especialização em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela PUCRS, formação Clínica na Abordagem Sócio-Histórico-Cultural pelo Instituto de Psicologia Sócio-Histórico, formação continuada em Psicologia Escolar pela ABRAPEE e extensão em Psicologia do Esporte pela PUCSP.

Carla Fabiana Casagrande, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Mestranda em Ciências Médicas (bolsista CAPES) - área de concentração em Saúde Mental, do Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa (LPCQ) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da UNICAMP, fundado em 1997 e credenciado CNPq. Psicóloga pela Fundação Hermínio Ometto (título de bacharel obtido em janeiro/2020) e especialista em Psicanálise (UniBF/2021).

Beatriz Cristina de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Mestra em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas (2018). Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - FHO/UNIARARAS (2015). Realiza segunda graduação em Pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP (2018-2023). 

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Publicado

14-07-2023

Como Citar

Pondian Tizzei, R., Campelo, W. V., Fabiana Casagrande, C., & Cristina de Oliveira, B. (2023). Formação do estudante de Psicologia frente às queixas escolares de escolas públicas. PLURAL - Revista De Psicologia UNESP Bauru, 2, e023001. https://doi.org/10.59099/prpub.2023.25