Formação do estudante de Psicologia frente às queixas escolares de escolas públicas
DOI:
https://doi.org/10.59099/prpub.2023.25Palavras-chave:
formação em psicologia, psicologia escolar, queixa escolar, prática do psicólogo, educação públicaResumo
Este trabalho busca refletir sobre a formação de estudantes de Psicologia frente à produção de queixas escolares no sistema educacional a partir de uma proposta de estágio. Embora exista uma importante literatura sobre o tema, as práticas psicológicas desenvolvidas nos serviços-escola têm lidado com demandas advindas do contexto educativo, sobretudo público, de maneira frequente, o que indica não somente a dificuldade em romper com o ciclo de encaminhamentos, como permite considerar a formação do estudante de Psicologia numa perspectiva crítica da Psicologia Escolar quando atua com tal demanda. Apresentamos, assim, nossa experiência em um projeto de estágio voltado para avaliação e orientação à queixa escolar, focando nos desafios enfrentados por supervisores e estagiários. Espera-se, com essa reflexão, promover uma discussão teórica a respeito das dificuldades da formação da/o psicóloga/o e suas práticas, bem como lançar um olhar crítico sobre a produção de queixas escolares e seus encaminhamentos.
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