O contemporâneo na perspectiva das psicossociologias do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.59099/prpub.2025.118Palavras-chave:
Trabalho, psicossociologia, Contemporaneidade, implicação do pesquisadorResumo
A obra trata da relação do ser humano com seu trabalho a partir da perspectiva psicossociológica, sendo dividida em quatro partes e composta, no total, por doze capítulos teoricamente entrelaçados, porém suscetíveis a leituras independentes, os quais são escritos por professores e pesquisadores latino-americanos. Os debates perpassam questões imprescindíveis para a prática da psicologia contemporânea frente as demandas sobre o indivíduo, a precarização no trabalho, a violência, a inclusão/exclusão e as formas atípicas de trabalho, além de revisitar temas clássicos como a relação entre saúde mental e trabalho. Todas essas questões estão presentes nesta resenha para propagar informações sobre a obra e suscitar ao leitor a aproximação com os temas abordados, com o objetivo de instigar a leitura e a aplicação desses conteúdos na prática.
Referências
Borges, L. O., Barbosa, S. C., & Guimarães, L. A. M. (2021). Psicossociologia do Trabalho: Temas Contemporâneos. CRV. DOI: https://doi.org/10.24824/978652510158.3

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Pedro da Silva Oliveira, Jakel Santana do Prado, Fernando Faleiros de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concordam com os seguintes termos da PLURAL – Revista de Psicologia UNESP Bauru:
Os artigos enviados devem ser originais e serão publicados pela primeira vez pela Revista Plural, mas os autores manterão os direitos autorais. O trabalho será simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-By 4.0 Internacional para permitir o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira publicação por essa revista.
Existe autorização para os autores assumirem contratos adicionais separadamente, exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, contanto que esteja discriminado e registrado tanto o reconhecimento de autoria como o de publicação inicial nessa revista.
Existe a permissão e o estímulo para os autores publicarem e distribuírem seu trabalho online em repositórios institucionais (pré-prints) ou na sua página pessoal.