O contemporâneo na perspectiva das psicossociologias do trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59099/prpub.2025.118

Palavras-chave:

Trabalho, psicossociologia, Contemporaneidade, implicação do pesquisador

Resumo

A obra trata da relação do ser humano com seu trabalho a partir da perspectiva psicossociológica, sendo dividida em quatro partes e composta, no total, por doze capítulos teoricamente entrelaçados, porém suscetíveis a leituras independentes, os quais são escritos por professores e pesquisadores latino-americanos. Os debates perpassam questões imprescindíveis para a prática da psicologia contemporânea frente as demandas sobre o indivíduo, a precarização no trabalho, a violência, a inclusão/exclusão e as formas atípicas de trabalho, além de revisitar temas clássicos como a relação entre saúde mental e trabalho. Todas essas questões estão presentes nesta resenha para propagar informações sobre a obra e suscitar ao leitor a aproximação com os temas abordados, com o objetivo de instigar a leitura e a aplicação desses conteúdos na prática.

Biografia do Autor

João Pedro da Silva Oliveira, Prefeitura Municipal de Barra Mansa/RJ

Psicólogo formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrando em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS-UERJ). Atualmente atua como Técnico de Referência no Centro de Atendimento à população LGBTQIAPN+ em Barra Mansa/RJ e é associado à Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO).

Jakel Santana do Prado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, câmpus Campo Grande

Tem Graduação, Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Atua como Professora da Escola Nacional de Administração Pública nas áreas de Gestão de Pessoas e Gestão por Competências e como Psicóloga Organizacional no IFMS, câmpus Campo Grande.

Fernando Faleiros de Oliveira, Universidade Federal Fluminense, câmpus de Volta Redonda/RJ

Tem Graduação, Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco. Membro da ANPEPP (GT Psicossociologia do Trabalho), SBPOT, RIPOT e ABPSA. Atualmente é Professor do Departamento de Psicologia, da Universidade Federal Fluminense, em Volta Redonda/RJ, e Coordena o Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Organização, Saúde, Trabalho e Educação (LAPOSTE/UFF/CNPq).

Referências

Borges, L. O., Barbosa, S. C., & Guimarães, L. A. M. (2021). Psicossociologia do Trabalho: Temas Contemporâneos. CRV. DOI: https://doi.org/10.24824/978652510158.3

Downloads

Publicado

30-06-2025

Como Citar

Oliveira, J. P. da S., do Prado, J. S., & Faleiros de Oliveira, F. (2025). O contemporâneo na perspectiva das psicossociologias do trabalho. PLURAL - Revista De Psicologia UNESP Bauru, 5, e0250r1. https://doi.org/10.59099/prpub.2025.118