Carta à Lélia
DOI:
https://doi.org/10.59099/prpub.2024.80Palavras-chave:
Espaço Público; Iorubá; Lélia González; Psicanálise Brasileira.Resumo
O texto apresenta-se no formato de uma carta, poética e livremente endereçada à Lélia González, uma de nossas inspirações para pensarmos uma psicanálise feita no Brasil. Trata-se de um escrito elaborado para uma transmissão, prenhe de oralidade, por ocasião do II Colóquio Psicanálise e Amefricanidade, realizado em Brasília, São Paulo, Recife e Buenos Aires, em dezembro de 2023 e organizado pela Rede de Pesquisa e Formação Lélia González. O estilo do texto se presta a uma leitura sem pretensão de aprofundar, explicar, traduzir ou desenvolver ideias, noções e conceitos, como se apresentam as palavras em iorubá, mas escritas propriamente à oralidade brasileira. O ensejo da publicação deste texto se encontra no exercício de expor e ampliar questionamentos atinentes aos coletivos de psicanálise em espaços públicos, como é o caso da autora desta carta, considerando o incontornável atravessamento oriundo de sabedorias e tecnologias ancestrais, bem como autoras e autores negras e negros, rumo a uma forma de fazer e pensar uma psicanálise brasileira potencialmente mais livre do sequestro colonial-europeu.
Referências
Fanon, F. (2008). Pele negra, máscaras brancas. EDUFBA. (Trabalho original publicado em 1952)
Freud, S. (2014) A questão da análise leiga: diálogo com um interlocutor imparcial. In S. Freud. Inibição, sintoma e angústia; O futuro de uma ilusão e outros textos (1926-1929). Trad. de Paulo César de Souza, Vol. 17, pp. 124-230. Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1926)
González, L. (1984). Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje. Anpocs, 223-244.
Lacan, J. (2003). O aturdito. In J. Lacan, Outros escritos (pp. 448-497). Jorge Zahar Editora. (Trabalho original publicado em 1972)
Lacan, J. (1998). A ciência e a verdade. In J. Lacan. Escritos (pp. 869-892). Jorge Zahar Editora. (Trabalho original publicado em 1965-1966)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Adriana Marino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concordam com os seguintes termos da PLURAL – Revista de Psicologia UNESP Bauru:
Os artigos enviados devem ser originais e serão publicados pela primeira vez pela Revista Plural, mas os autores manterão os direitos autorais. O trabalho será simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-By 4.0 Internacional para permitir o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira publicação por essa revista.
Existe autorização para os autores assumirem contratos adicionais separadamente, exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, contanto que esteja discriminado e registrado tanto o reconhecimento de autoria como o de publicação inicial nessa revista.
Existe a permissão e o estímulo para os autores publicarem e distribuírem seu trabalho online em repositórios institucionais (pré-prints) ou na sua página pessoal.