Aprendizagem terapêutica para crianças com autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59099/prpub.2022.13

Palavras-chave:

psicanálise, educação, educação inclusiva, aprendizagem terapêutica, autismo

Resumo

O estudo do presente trabalho articula a aprendizagem terapêutica à discussão de um caso clínico de autismo na instituição Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica. Foram utilizados norteadores de leitura psicanalítica sobre a constituição psíquica da criança, observações sobre sua escolarização e impasses na aprendizagem. Construiu-se um projeto terapêutico-educacional visando auxiliar e investigar como um sujeito autista aprende e por meio do caso estudado ressaltam-se considerações a respeito dos pressupostos da aprendizagem terapêutica e do tratamento do aluno-sujeito, que poderão subsidiar práticas educacionais inclusivas às crianças em sua heterogeneidade. Parte-se do pressuposto de que o aprendizado não se reduz a uma conquista cognitiva, mas refere-se a uma conquista constitutiva, quando a criança está enlaçada pelo desejo de aprender. Ao considerar a criança como sujeito de desejo, constatou-se significativos aprendizados e ganhos qualitativos nas interações sociais, justificando que aprender é terapêutico quando acompanha o processo de subjetivação.

Biografia do Autor

Lidiane Ingrid Horta, Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica em São Paulo

Psicóloga e Parceira Clínica do Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica em São Paulo.

Cristina Keiko Inafuku de Merletti, Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica em São Paulo

Psicóloga, psicanalista, Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do desenvolvimento Humano pela USP, especialista em Tratamento e Escolarização de Crianças com TGD/TEA pelo PSA/IPUSP, pesquisadora dos instrumentos psicanalíticos IRDI e APEGI (Usp/Fapesp), sócia membro do Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica em São Paulo.

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Publicado

16-03-2023

Como Citar

Horta, L. I., & Inafuku de Merletti, C. K. (2023). Aprendizagem terapêutica para crianças com autismo. PLURAL - Revista De Psicologia UNESP Bauru, 1, e022010. https://doi.org/10.59099/prpub.2022.13

Edição

Seção

Artigos