Brincadeira de papéis
uma possibilidade didática a partir das contribuições da Teoria Histórico-Cultural
DOI:
https://doi.org/10.59099/prpub.2024.106Palavras-chave:
Psicologia Histórico-Cultural, Atividade-guia, Brincadeira de papéis, Educação Infantil, Desenvolvimento humanoResumo
O presente artigo tem como objetivo trazer contribuições acerca da teoria histórico-cultural e histórico-crítica no que diz respeito à brincadeira de papéis como possibilidade para o ensino na Educação Infantil. Sendo assim, partiremos de um estudo de caso que conta com elementos inseridos pelas autoras com a finalidade de discutir o processo educativo neste segmento de ensino. Para isso, o texto contará com o aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural, mais precisamente de autores como Elkonin, Leontiev, Mukhina e Vigotski. Nos dedicamos neste artigo a oferecer uma reflexão sobre a intervenção didática na brincadeira de papéis em contexto escolar. Como resultado, apresentaremos a organização de um planejamento de ensino que destaca a brincadeira de papéis como possibilidade didática. Desta forma, serão elencadas alternativas de intervenção docente no processo do brincar na Educação Infantil como uma oportunidade de desvelar a temática e propor futuras discussões.
Referências
Bauru (2016). Secretaria Municipal da Educação. Proposta pedagógica para a Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Bauru/SP. (Juliana Campregher Pasqualini & Yaeko Nakadakari Tsuhako, organizadoras). Prefeitura Municipal de Bauru. https://pt.scribd.com/document/409876645/Proposta-pedagogica-da-Educacao-Infantil-do-Sistema-Municipal-de-Ensino-de-Bauru-SP
Brigatto, F. O. (2018). A intervenção pedagógica na brincadeira de papéis em contexto escolar: estudo teórico-prático à luz da psicologia histórico-cultural e pedagogia histórico-crítica. [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista]. http://hdl.handle.net/11449/166371
Elkonin, D. B. (1987) Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico en la infância. In V. Davidov &, M. Shuare (Orgs.). La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS: Antologia. (pp. 104-124). Progresso.
Elkonin, D. B. (2009). Psicologia do Jogo. Martins Fontes.
Elkonin, D. B. (1960). Desarrollo psíquico del niño desde el nacimiento hasta el ingresso en la escuela. In A.A. Smirnov, A. N. Leontiev, S. L. Rubinstein & B. M. Tieplov (Orgs.), Psicología. (pp. 504-522) Grijalbo.
Lenain, T. (2004). Ceci tem pipi? (Heloisa Jahn, trad.) Companhia das Letrinhas.
Leontiev, A. (2012). Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In L. S. Vigotskii, A. Luria & A. Leontiev, Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. (pp. 59-83). Ícone.
Leontiev, A. (1978). Desenvolvimento do psiquismo. Livros Horizonte.
Marcolino, S. (2013). A mediação pedagógica na educação infantil para o desenvolvimento da brincadeira de papéis sociais. [Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista]. http://hdl.handle.net/11449/106628
Martins, L. M. (2012). O ensino e o desenvolvimento da criança de zero a três anos. In A. Arce & L. M. Martins (Orgs.), Ensinando aos pequenos de zero a três anos. (pp. 93-121) Alínea.
Mukhina, V. (1996). Psicologia da idade pré-escolar: um manual completo para compreender e ensinar desde o nascimento até os sete anos. Martins Fontes.
Pasqualini, J. C. (2013). Periodização do desenvolvimento psíquico à luz da escola de Vigotski: a teoria histórico-cultural do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas. In A. C. G. Marsiglia (Org.), Infância e pedagogia histórico-crítica. (pp. 71-97) Autores Associados.
Pasqualini, J. C. & Eidt, N. (2016). Periodização do desenvolvimento infantil e ações educativas. In Bauru, Proposta pedagógica para a Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Bauru/SP (pp. 101-148, Juliana Campregher Pasqualini & Yaeko Nakadakari Tsuhako, organizadoras). Prefeitura Municipal de Bauru. https://pt.scribd.com/document/409876645/Proposta-pedagogica-da-Educacao-Infantil-do-Sistema-Municipal-de-Ensino-de-Bauru-SP
Vigotski, L. S. (2009). A construção do pensamento e da linguagem. Martins Fontes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Cláudia da Silva Saccomani, Fernanda Oliveira Brigatto Silvano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concordam com os seguintes termos da PLURAL – Revista de Psicologia UNESP Bauru:
Os artigos enviados devem ser originais e serão publicados pela primeira vez pela Revista Plural, mas os autores manterão os direitos autorais. O trabalho será simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-By 4.0 Internacional para permitir o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira publicação por essa revista.
Existe autorização para os autores assumirem contratos adicionais separadamente, exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, contanto que esteja discriminado e registrado tanto o reconhecimento de autoria como o de publicação inicial nessa revista.
Existe a permissão e o estímulo para os autores publicarem e distribuírem seu trabalho online em repositórios institucionais (pré-prints) ou na sua página pessoal.