Brincadeira de papéis

uma possibilidade didática a partir das contribuições da Teoria Histórico-Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59099/prpub.2024.106

Palavras-chave:

Psicologia Histórico-Cultural, Atividade-guia, Brincadeira de papéis, Educação Infantil, Desenvolvimento humano

Resumo

O presente artigo tem como objetivo trazer contribuições acerca da teoria histórico-cultural e histórico-crítica no que diz respeito à brincadeira de papéis como possibilidade para o ensino na Educação Infantil. Sendo assim, partiremos de um estudo de caso que conta com elementos inseridos pelas autoras com a finalidade de discutir o processo educativo neste segmento de ensino. Para isso, o texto contará com o aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural, mais precisamente de autores como Elkonin, Leontiev, Mukhina e Vigotski. Nos dedicamos neste artigo a oferecer uma reflexão sobre a intervenção didática na brincadeira de papéis em contexto escolar. Como resultado, apresentaremos a organização de um planejamento de ensino que destaca a brincadeira de papéis como possibilidade didática. Desta forma, serão elencadas alternativas de intervenção docente no processo do brincar na Educação Infantil como uma oportunidade de desvelar a temática e propor futuras discussões.

Biografia do Autor

Maria Cláudia da Silva Saccomani, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista, Unesp, campus de Araraquara-SP. Trabalhou na Secretaria Municipal de Educação de Limeira/SP, coordenando a formação continuada dos professores de Educação Infantil da rede municipal. Atuou como professora na rede municipal de Jundiaí/SP. Atualmente, é professora da Unidade da Atendimento à Criança (UAC) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Fernanda Oliveira Brigatto Silvano, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutoranda em Educação Escolar pela Unesp, campus de Araraquara-SP (FCLAr). Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas e mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atualmente é docente da rede municipal de ensino de Limeira-SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: desenvolvimento infantil e Teoria Histórico-Cultural.

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Publicado

03-12-2024

Como Citar

Saccomani, M. C. da S., & Silvano, F. O. B. (2024). Brincadeira de papéis: uma possibilidade didática a partir das contribuições da Teoria Histórico-Cultural. PLURAL - Revista De Psicologia UNESP Bauru, 3, e024004. https://doi.org/10.59099/prpub.2024.106