PSYCHOANALYSIS AND UNIVERSITY

INTERTWINING KNOWLEDGE THROUGH AN ACADEMIC LEAGUE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59099/prpub.2024.77

Keywords:

Psychoanalysis, Psychology, Universities, Teaching, Community-Institutional Relations

Abstract

University Academic Leagues (LAs) are student-initiated and managed projects focused on teaching-learning processes that complement classroom activities and political-pedagogical projects. This experience report discusses the creation of a Psychoanalysis Academic League (PAL), its contexts, and the impacts of some of its developments after its first years of operation. Observed outcomes include: in teaching, theoretical and technical topics were presented by guest speakers; in extension activities, operational groups were developed with young individuals from a public technical education institution; and in research, the PAL and its projects were presented at scientific events. This student initiative is considered to have transcended mere aspirations, establishing itself as an important complementary educational tool. Challenges happened during the projects’ development, such as the short preparation period for extension practices and the low adherence of members to research activities.

 

Author Biographies

Larissa Christine Jerônimo Neiva , Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduanda em Psicologia pela UFTM, bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBITI/UFTM, integrante do Grupo de Pesquisa Clínica psicanalítica: brincar aprender pensar, coordenadora geral da Liga Acadêmica de Sexualidade, coordenadora de ensino da Liga Acadêmica de Psicanálise e associada ao Grupo de Estudos Psicanalíticos de Uberaba/MG.

Carlos André Silverio de Castro , Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduando em Psicologia pela UFTM e coordenador discente geral da Liga Acadêmica de Psicanálise.

Gabriel Siqueira Terra, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Gabriel Siqueira Terra, Psicólogo graduado pela UFTM, mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma universidade e bolsista CAPES. Foi coordenador de pesquisas da Liga Acadêmica de Psicanálise, é membro do Grupo de Pesquisa Clínica psicanalítica: brincar aprender pensar e associado ao Grupo de Estudos Psicanalíticos de Uberaba/MG.

 

Tales Vilela Santeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Tales Vilela Santeiro, Professor Associado do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia; líder do Grupo de Pesquisa Clínica psicanalítica: brincar aprender pensar, coordenador docente da Liga Acadêmica de Psicanálise.

 

References

Brasil (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Artigo 207. https://constituicao.stf.jus.br/dispositivo/cf-88-parte-1-titulo-8-capitulo-3-secao-1-artigo-207

Cavalcante, A. S. P., Vasconcelos, M. I. O., Ceccim, R. B., Maciel, G. P., Ribeiro, M. A., Henriques, R. L. M., Albuquerque, I. N. M., & Silva, M. R. F. (2021). Em busca da definição contemporânea de “ligas acadêmicas” baseada na experiência das ciências da saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 25, e190857. https://doi.org/10.1590/interface.190857 DOI: https://doi.org/10.1590/interface.190857

Cavalcante, A. S. P., Vasconcelos, M. I. O., Lira, G. V., Henriques, R. L. M., Albuquerque, I. N. M., Maciel, G. P., Ribeiro, M. A., & Gomes, D. F. (2018). As Ligas Acadêmicas na área da Saúde: Lacunas do conhecimento na produção científica brasileira. Revista Brasileira de Educação Médica, 42, 199–206. https://doi.org/10.1590/1981-52712018v42n1RB20170081 DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712018v42n1rb20170081

Cordeiro, E. G., & Silva Neto, W. M. F. (2011). Departamento de Psicologia da XXXX. In A. M. Jacó-Vilela (Org.), Dicionário histórico de instituições de Psicologia no Brasil (Vol. 1, pp. 149-50). Imago.

Correia, M. A., Oliveira, M. C. S., Salgado, J. B., & Reis, F. F. S. (2020). Entre a psicanálise e universidade: Experiências de uma liga acadêmica de orientação lacaniana. Mostra Científica de Ações Extensionistas, 5(1), 78–83. https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/extensao/article/view/5866

Cruz, A. D. G., & Souza, H. G. (2017). Acerca das resistências à psicanálise: Um impasse que atravessa a universidade. Revista Docência do Ensino Superior, 7(1), 110–123. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2230 DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2230

Daltro, M. R., & Faria, A. A. (2019). Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 19(1), 223–237. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1808-42812019000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2019.43015

Ferreira, D. A. V., Aranha, R. N., & Souza, M. H. F. O. (2011). Ligas Acadêmicas: Uma proposta discente para ensino, pesquisa e extensão. Interagir: pensando a extensão, (16). https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/5334/3934 DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2011.5334

Gabeira, G. A. N., Oliveira, I. B. F., Braz, L. C., Novaes, C. B., Rezende, R. C., & Prudente, R. C. A. C. (2022). A constituição da Liga Acadêmica de Psicanálise: Possibilidades entre psicanálise e universidade. ANALECTA - Centro Universitário Academia, 8(1). https://seer.uniacademia.edu.br/index.php/ANL/article/view/3444

Goergen, D. I. (2017). Ligas acadêmicas: Uma revisão de várias experiências. Arquivos Catarinenses de Medicina, 46(3), 183–193. https://revista.acm.org.br/arquivos/article/view/68

Jager, M. E., Bemgochea Jr., D. P., Torres, I. E., Alberti, T. F., & Santos, S. S. (2021). Formação em psicologia e práticas extensionistas: Relato de uma experiência universitária. Linhas Crí¬ticas, 27, 1-19. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35340 DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35340

Kobori, E. T. (2013). Algumas considerações sobre o termo Psicanálise Aplicada e o Método Psicanalítico na análise da Cultura. Revista de Psicologia da UNESP, 12(2), 73-81. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-90442013000200006&lng=pt&tlng=pt.

Liga Acadêmica de Psicanálise (2018). Estatuto da Liga Acadêmica de Psicanálise. Documento não publicado.

Marcelli, D., & Braconnier, A. (2007). Adolescência e psicopatologia. Artmed.

Pichon-Rivière, E. (2012). O processo grupal (8a ed.). Martins Fontes. (Original publicado em 1983)

Samico, F. (2023). A universidade como espaço do fazer do psicanalista. In A. P. Almeida, Muito além da formação: Diálogos sobre a transmissão e a democratização da psicanálise (pp. 153-165). Blucher.

Sistema de Informação e Gestão de Projetos – SIGProj (2018, Março). Liga Acadêmica de Psicanálise (Protocolo 298774.1589.250722.09032018)

Torres, A. R., Oliveira, G. M., Yamamoto, F. M., & Lima, M. C. P. (2008). Ligas acadêmicas e formação médica: Contribuições e desafios. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 12, 713–720. https://doi.org/10.1590/S1414-32832008000400003 DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832008000400003

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2023). Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Psicologia. https://sistemas.uftm.edu.br/integrado/sistemas/pub/publicacao.html?secao=309&publicacao=773

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2024). Resolução COEXT/UFTM nº 7, de 25 de março de 2024. Dispõe sobre as Ligas Acadêmicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. https://sei.uftm.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1313430&id_orgao_publicacao=0

Zimerman, D. E. (2004). Manual de técnica psicanalítica: Uma re-visão. Artmed.

Published

2024-11-19

How to Cite

Neiva , L. C. J., Castro , C. A. S. de, Terra, G. S., & Santeiro, T. V. (2024). PSYCHOANALYSIS AND UNIVERSITY: INTERTWINING KNOWLEDGE THROUGH AN ACADEMIC LEAGUE. PLURAL - Journal of Psychology UNESP Bauru, 4, e024p20. https://doi.org/10.59099/prpub.2024.77