Psicanálise e universidade

entrelaçando saberes através de uma liga acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59099/prpub.2024.77

Palavras-chave:

psicanálise, Psicologia, Universidades, Ensino, Relações Comunidade-Instituição

Resumo

As Ligas Acadêmicas (LA) universitárias são projetos criados e geridos por estudantes, com enfoque em processos de ensino-aprendizagem complementares aos âmbitos da sala de aula e dos projetos político-pedagógicos. Este relato de experiência contempla a criação de uma LA de Psicanálise (LAP), os cenários e os impactos de alguns de seus desenvolvimentos, após seus primeiros anos de funcionamento. Alguns resultados observados: no ensino, temáticas teórico-técnicas foram ministradas por convidados(as); na extensão, grupos operativos foram desenvolvidos com jovens de instituição pública de ensino técnico; e na pesquisa, a LAP e seus projetos foram apresentados em eventos científicos. Pondera-se que essa iniciativa estudantil ultrapassou os limites do sonhar e tem se constituído como importante dispositivo complementar de formação. Desafios perpassaram os desenvolvimentos dos projetos, como o curto período de preparo das práticas extensionistas e a baixa adesão dos integrantes às atividades de pesquisa.

Biografia do Autor

Larissa Christine Jerônimo Neiva , Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduanda em Psicologia pela UFTM, bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBITI/UFTM, integrante do Grupo de Pesquisa Clínica psicanalítica: brincar aprender pensar, coordenadora geral da Liga Acadêmica de Sexualidade, coordenadora de ensino da Liga Acadêmica de Psicanálise e associada ao Grupo de Estudos Psicanalíticos de Uberaba/MG.

Carlos André Silverio de Castro , Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduando em Psicologia pela UFTM e coordenador discente geral da Liga Acadêmica de Psicanálise.

Gabriel Siqueira Terra, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Gabriel Siqueira Terra, Psicólogo graduado pela UFTM, mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma universidade e bolsista CAPES. Foi coordenador de pesquisas da Liga Acadêmica de Psicanálise, é membro do Grupo de Pesquisa Clínica psicanalítica: brincar aprender pensar e associado ao Grupo de Estudos Psicanalíticos de Uberaba/MG.

 

Tales Vilela Santeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Tales Vilela Santeiro, Professor Associado do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia; líder do Grupo de Pesquisa Clínica psicanalítica: brincar aprender pensar, coordenador docente da Liga Acadêmica de Psicanálise.

 

Referências

Brasil (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Artigo 207. https://constituicao.stf.jus.br/dispositivo/cf-88-parte-1-titulo-8-capitulo-3-secao-1-artigo-207

Cavalcante, A. S. P., Vasconcelos, M. I. O., Ceccim, R. B., Maciel, G. P., Ribeiro, M. A., Henriques, R. L. M., Albuquerque, I. N. M., & Silva, M. R. F. (2021). Em busca da definição contemporânea de “ligas acadêmicas” baseada na experiência das ciências da saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 25, e190857. https://doi.org/10.1590/interface.190857 DOI: https://doi.org/10.1590/interface.190857

Cavalcante, A. S. P., Vasconcelos, M. I. O., Lira, G. V., Henriques, R. L. M., Albuquerque, I. N. M., Maciel, G. P., Ribeiro, M. A., & Gomes, D. F. (2018). As Ligas Acadêmicas na área da Saúde: Lacunas do conhecimento na produção científica brasileira. Revista Brasileira de Educação Médica, 42, 199–206. https://doi.org/10.1590/1981-52712018v42n1RB20170081 DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712018v42n1rb20170081

Cordeiro, E. G., & Silva Neto, W. M. F. (2011). Departamento de Psicologia da XXXX. In A. M. Jacó-Vilela (Org.), Dicionário histórico de instituições de Psicologia no Brasil (Vol. 1, pp. 149-50). Imago.

Correia, M. A., Oliveira, M. C. S., Salgado, J. B., & Reis, F. F. S. (2020). Entre a psicanálise e universidade: Experiências de uma liga acadêmica de orientação lacaniana. Mostra Científica de Ações Extensionistas, 5(1), 78–83. https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/extensao/article/view/5866

Cruz, A. D. G., & Souza, H. G. (2017). Acerca das resistências à psicanálise: Um impasse que atravessa a universidade. Revista Docência do Ensino Superior, 7(1), 110–123. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2230 DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2230

Daltro, M. R., & Faria, A. A. (2019). Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 19(1), 223–237. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1808-42812019000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2019.43015

Ferreira, D. A. V., Aranha, R. N., & Souza, M. H. F. O. (2011). Ligas Acadêmicas: Uma proposta discente para ensino, pesquisa e extensão. Interagir: pensando a extensão, (16). https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/5334/3934 DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2011.5334

Gabeira, G. A. N., Oliveira, I. B. F., Braz, L. C., Novaes, C. B., Rezende, R. C., & Prudente, R. C. A. C. (2022). A constituição da Liga Acadêmica de Psicanálise: Possibilidades entre psicanálise e universidade. ANALECTA - Centro Universitário Academia, 8(1). https://seer.uniacademia.edu.br/index.php/ANL/article/view/3444

Goergen, D. I. (2017). Ligas acadêmicas: Uma revisão de várias experiências. Arquivos Catarinenses de Medicina, 46(3), 183–193. https://revista.acm.org.br/arquivos/article/view/68

Jager, M. E., Bemgochea Jr., D. P., Torres, I. E., Alberti, T. F., & Santos, S. S. (2021). Formação em psicologia e práticas extensionistas: Relato de uma experiência universitária. Linhas Crí¬ticas, 27, 1-19. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35340 DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35340

Kobori, E. T. (2013). Algumas considerações sobre o termo Psicanálise Aplicada e o Método Psicanalítico na análise da Cultura. Revista de Psicologia da UNESP, 12(2), 73-81. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-90442013000200006&lng=pt&tlng=pt.

Liga Acadêmica de Psicanálise (2018). Estatuto da Liga Acadêmica de Psicanálise. Documento não publicado.

Marcelli, D., & Braconnier, A. (2007). Adolescência e psicopatologia. Artmed.

Pichon-Rivière, E. (2012). O processo grupal (8a ed.). Martins Fontes. (Original publicado em 1983)

Samico, F. (2023). A universidade como espaço do fazer do psicanalista. In A. P. Almeida, Muito além da formação: Diálogos sobre a transmissão e a democratização da psicanálise (pp. 153-165). Blucher.

Sistema de Informação e Gestão de Projetos – SIGProj (2018, Março). Liga Acadêmica de Psicanálise (Protocolo 298774.1589.250722.09032018)

Torres, A. R., Oliveira, G. M., Yamamoto, F. M., & Lima, M. C. P. (2008). Ligas acadêmicas e formação médica: Contribuições e desafios. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 12, 713–720. https://doi.org/10.1590/S1414-32832008000400003 DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832008000400003

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2023). Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Psicologia. https://sistemas.uftm.edu.br/integrado/sistemas/pub/publicacao.html?secao=309&publicacao=773

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2024). Resolução COEXT/UFTM nº 7, de 25 de março de 2024. Dispõe sobre as Ligas Acadêmicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. https://sei.uftm.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1313430&id_orgao_publicacao=0

Zimerman, D. E. (2004). Manual de técnica psicanalítica: Uma re-visão. Artmed.

Downloads

Publicado

19-11-2024

Como Citar

Neiva , L. C. J., Castro , C. A. S. de, Terra, G. S., & Santeiro, T. V. (2024). Psicanálise e universidade: entrelaçando saberes através de uma liga acadêmica. PLURAL - Revista De Psicologia UNESP Bauru, 4, e024p20. https://doi.org/10.59099/prpub.2024.77