Observação e identificação de elementos naturais em ambientes escolares
uma proposta metodológica
DOI:
https://doi.org/10.59099/prpub.2024.52Palavras-chave:
Ambiente escolar, Psicologia Ambiental, Natureza, MapeamentoResumo
A presença de elementos naturais em ambientes escolares tem se tornado cada vez mais escassa, especialmente nas grandes cidades. Esta é uma questão preocupante, dado que a natureza pode proporcionar ambiências pedagógicas voltadas para o bem-estar, cuidado ambiental e aprendizagem significativa dos estudantes. Diante disso, foram conduzidos mapeamentos para analisar a presença da natureza em escolas do ensino básico. A proposta incluiu croquis para visualização da distribuição dos elementos naturais na estrutura física da escola e a elaboração de uma fórmula matemática que calcula o nível de natureza nela disponível. Os procedimentos permitiram a construção de uma ferramenta de avaliação objetiva dos ambientes escolares e suas áreas verdes, possibilitando um diálogo mais efetivo com as escolas sobre o tema. Estas diretrizes destinam-se ao uso em pesquisas conduzidas por estudiosos da Psicologia Ambiental e áreas afins. Concluindo, esta proposta pode contribuir para o desenvolvimento de indivíduos e escolas mais sustentáveis.
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