Observação e identificação de elementos naturais em ambientes escolares

uma proposta metodológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59099/prpub.2024.52

Palavras-chave:

Ambiente escolar, Psicologia Ambiental, Natureza, Mapeamento

Resumo

A presença de elementos naturais em ambientes escolares tem se tornado cada vez mais escassa, especialmente nas grandes cidades. Esta é uma questão preocupante, dado que a natureza pode proporcionar ambiências pedagógicas voltadas para o bem-estar, cuidado ambiental e aprendizagem significativa dos estudantes. Diante disso, foram conduzidos mapeamentos para analisar a presença da natureza em escolas do ensino básico. A proposta incluiu croquis para visualização da distribuição dos elementos naturais na estrutura física da escola e a elaboração de uma fórmula matemática que calcula o nível de natureza nela disponível. Os procedimentos permitiram a construção de uma ferramenta de avaliação objetiva dos ambientes escolares e suas áreas verdes, possibilitando um diálogo mais efetivo com as escolas sobre o tema. Estas diretrizes destinam-se ao uso em pesquisas conduzidas por estudiosos da Psicologia Ambiental e áreas afins. Concluindo, esta proposta pode contribuir para o desenvolvimento de indivíduos e escolas mais sustentáveis.       

Biografia do Autor

Dayse da Silva Albuquerque, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação (DTF-FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFA). Doutora em Psicologia Social pela Universidade de Brasília (PST-UnB). Vice-Líder do Laboratório Yandê Kaá Pura (Grupo de Pesquisa CNPq – Pessoa, Sociedade e Ambiente).

Maria Inês Gasparetto Higuchi, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA

Pesquisadora Titular e Coordenadora do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (LAPSEA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Doutora em Antropologia Social – Brunel University of London. Professora membro permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bolsista de Produtividade do CNPq.

Glenda dos Santos Luniere, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduanda no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (FACED-UFAM). Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq. Técnica em Paisagismo no contexto amazônico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora titular na UFRN, mantendo atividade didática e de pesquisa na graduação e pós-graduação, nos campos de Projeto Arquitetônico e Psicologia Ambiental, e também pesquisadora com bolsa de Produtividade do CNPq, vinculada ao grupo de pesquisa Inter-Ações Pessoa-Ambiente (UFRN) e ao grupo de pesquisa Projetar (UFRN). Arquiteta-Urbanista e Psicóloga (UFRN), com doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas (USP).

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Publicado

02-10-2024

Como Citar

da Silva Albuquerque, D., Gasparetto Higuchi, M. I., dos Santos Luniere, G., & Medeiros de Azambuja Elali, G. V. (2024). Observação e identificação de elementos naturais em ambientes escolares: uma proposta metodológica. PLURAL - Revista De Psicologia UNESP Bauru, 3, e02400n. https://doi.org/10.59099/prpub.2024.52