Consultoria colaborativa na Educação Infantil

Desafios iniciais da pandemia COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59099/prpub.2022.4

Palavras-chave:

Consultoria Colaborativa, Educação Infantil, Família, escola-família, Psicologia

Resumo

Nesse estudo descreve-se uma intervenção realizada junto à educação infantil na fase inicial da pandemia por COVID-19. Norteiam essa prática os princípios da Consultoria Colaborativa. Participaram do estudo 11 famílias, com filhos de até três anos, frequentadoras de um Centro de Convivência Infantil, em Dourados-MS. A Consultoria Colaborativa foi realizada à distância, por videochamada, em três etapas:  1) entrevistas com as mães; 2) orientação e planejamento; e 3) devolutiva e avaliação. As atividades foram norteadas a partir do protocolo do Inventário Portage Operacionalizado (IPO), contextualizadas no cotidiano das famílias, discutidas e planejadas individualmente. A comparação dos resultados antes e depois da intervenção indicou aumento das médias em todas as subáreas do protocolo de autocuidados, com diferenças significativas para vestuário (p=0,017), higiene (p=0,008) e índices totais (p=0,005). A Consultoria Colaborativa possibilitou a realização de atividades integradas à rotina familiar, podendo ser viável após a pandemia.

Biografia do Autor

Adriana Sanches Sisto Lima, Universidade Federal da Grande Dourados

Pedagoga, Psicóloga, Mestre em Psicologia (UFGD). Docente da Educação Infantil da Rede Municipal de Dourados-MS.

Veronica Aparecida Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora Associada da Universidade Federal da Grande Dourados. Docente do curso de graduação e Pós-Graduação em Psicologia. Psicóloga, com Doutorado em Educação Especial (UFSCar) e estágios de Pós-Doutorado na Universidade do Porto e Unesp-Bauru. Área de atuação: Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Jurídica - Assessoria na área de Psicologia junto à Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD.

Referências

Aiello, A. L. R., & Williams, L. C. A. (2021). The Operationalized Portage Inventory (OPI): Systematic Review. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 37(e37545), 1-10. https://doi.org/10.1590/0102.3772e37545 DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e37545

Anjos, C. I., Francisco, D. J. (2021). Educação infantil e tecnologias digitais: reflexões em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, 23(Especial), 125–146. https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79007 DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79007

Baleotti, L. R., & Zafani, M. D. (2017). Terapia ocupacional e tecnologia assistiva: reflexões sobre a experiência em consultoria colaborativa escolar. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 25(2), 409-416. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE0867 DOI: https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE0867

Benitez, P., & Domeniconi, C. (2016). Consultoria colaborativa: estratégias para o ensino de leitura e escrita. Psicologia: teoria e prática, 18(3), 141-155. https://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v18n3p141-155 DOI: https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v18n3p141-155

Calheiros, D. S., Mendes, E. G. (2016). Consultoria colaborativa a distância em tecnologia assistiva para professores. Cadernos de Pesquisa [online], 46(162), 1100-1123. https://doi.org/10.1590/198053143562 DOI: https://doi.org/10.1590/198053143562

Calheiros, D. dos S., Mendes, E. G., Lourenço, G. F., Gonçalves, A. G., & Manzini, M. G. (2019). Consultoria colaborativa a distância em tecnologia assistiva para professoras: planejamento, implementação e avaliação de um caso. Pro-Posições, 30, 1-30. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0085 DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0085

Cardoso, C. A., Ferreira, V. A., & Barbosa, F. C. G. (2020). (Des)igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, 7(3), 38-46. https://doi.org/10.46943/VII.CONEDU.2021.01.015 DOI: https://doi.org/10.46943/VII.CONEDU.2021.01.015

Coutinho, A. & Cardoso, C.. (2021). A educação e o cuidado dos bebês na pandemia: uma análise a partir das relações geracionais, raciais e de gênero. Zero-a-Seis, 23(Especial), 175–194. https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79001 DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79001

Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017 (2017). Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9057.htm

Finelli, L. A. C., Souza, E. M. de, & Silva, G. F. (2015). Consultoria colaborativa: uma proposta de intervenção escolar. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Extr., (02), 70-73. https://doi.org/10.17979/reipe.2015.0.02.606 DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2015.0.02.606

Folha, D. R. S. C., & Monteiro, G. S. (2017) Terapia ocupacional na atenção primária à saúde do escolar visando a inclusão escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 1(2), 202-220. DOI: https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto5311

Franco, V. (2007). Dimensões transdisciplinares do trabalho de equipe em intervenção precoce. Interação em Psicologia, 11(1), 113-121. DOI: https://doi.org/10.5380/psi.v11i1.6452

Idol, L., Nevin, A., & Paolucci-Whitcomb, P. (2000). Collaborative consultation. Pro-ed.

Kampwirth, T. J. (2003). Collaborative consultation in the schools: effective practices for students with learning and behavior problems. Pearson Education.

Lei N° 13.005/2014. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação. Brasília (DF); 2014. https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014 Acesso em 10 out de 2021.

Mendes, E. G., Almeida, M. A., & Toyoda, C. Y. (2011). Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regular. Educar em Revista [online]. 41, 80-93. https://doi.org/10.1590/S0104-40602011000300006 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602011000300006

Organização Mundial da Saúde (2020). Recomendações sobre o uso de máscaras no contexto da COVID-19. https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/332293/WHO-2019-nCov-IPC_Masks-2020.4-por.pdf

Pereira, V. A. (2009). Consultoria Colaborativa na escola: contribuições da Psicologia para inclusão escolar do aluno surdo. [Tese de doutorado em Educação Especial]. Universidade Federal de São Carlos.

Ribeiro, M. P., & Climaco, F.C. (2020). Impactos da pandemia na educação infantil: a pan-demia acelerou a necessidade de se problematizar a questão digital na educação infantil? Pedagogia em Ação, 13(1), 96-110.

Schmidt, B., Palazzi, A., & Piccinini, C. A. (2020). Entrevistas online: potencialidades e desafios para coleta de dados no contexto da pandemia de COVID-19. Revista Família Ciclos de Vida e Saúde No Contexto Social, 8(4), 960-966. https://doi.org/10.18554/refacs.v8i4.4877 DOI: https://doi.org/10.18554/refacs.v8i4.4877

Silva, A. M. (2010). Psicologia e inclusão escolar: novas possibilidades de intervir preventivamente sobre problemas comportamentais. [Tese de Doutorado em Educação Especial]. Universidade Federal de São Carlos.

Silva, A. M., & Mendes, E. G. (2012). Psicologia e inclusão escolar: novas possibilidades de intervir preventivamente sobre problemas comportamentais. Revista Brasileira de Educação Especial, 18(1),53-70. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382012000100005

Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). (2021). Gráficos de crescimento. https://www.sbp.com.br/departamentos/endocrinologia/graficos-de-crescimento/

Souza, E. P. (2020). Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, 17(30), 110–118. https://doi.org/10.22481/ccsa.v17i30.7127 DOI: https://doi.org/10.22481/ccsa.v17i30.7127

Souza, M. da G., & Nunes, D. R. de P. (2020). Consultoria Colaborativa na Educação Infantil: análise de intervenção envolvendo aluno com autismo. Revista Educação Especial, 33, e67, 1–25. https://doi.org/10.5902/1984686X48492 DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X48492

Williams, L. C. A., & Aiello, A. L. R. Manual do Inventário Portage Operacionalizado. Avaliação do desenvolvimento de crianças de 0-6 anos. Juruá.

Downloads

Publicado

16-03-2023

Como Citar

Lima, A. S. S., & Pereira, V. A. (2023). Consultoria colaborativa na Educação Infantil: Desafios iniciais da pandemia COVID-19. PLURAL - Revista De Psicologia UNESP Bauru, 1, e022007. https://doi.org/10.59099/prpub.2022.4

Edição

Seção

Artigos