Consultoria colaborativa na Educação Infantil
Desafios iniciais da pandemia COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.59099/prpub.2022.4Palavras-chave:
Consultoria Colaborativa, Educação Infantil, Família, escola-família, PsicologiaResumo
Nesse estudo descreve-se uma intervenção realizada junto à educação infantil na fase inicial da pandemia por COVID-19. Norteiam essa prática os princípios da Consultoria Colaborativa. Participaram do estudo 11 famílias, com filhos de até três anos, frequentadoras de um Centro de Convivência Infantil, em Dourados-MS. A Consultoria Colaborativa foi realizada à distância, por videochamada, em três etapas: 1) entrevistas com as mães; 2) orientação e planejamento; e 3) devolutiva e avaliação. As atividades foram norteadas a partir do protocolo do Inventário Portage Operacionalizado (IPO), contextualizadas no cotidiano das famílias, discutidas e planejadas individualmente. A comparação dos resultados antes e depois da intervenção indicou aumento das médias em todas as subáreas do protocolo de autocuidados, com diferenças significativas para vestuário (p=0,017), higiene (p=0,008) e índices totais (p=0,005). A Consultoria Colaborativa possibilitou a realização de atividades integradas à rotina familiar, podendo ser viável após a pandemia.
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