Psicologia no Ensino Superior
Tecendo contribuições a partir da Psicologia Histórico-Cultural
DOI:
https://doi.org/10.59099/prpub.2022.20Palavras-chave:
Ensino Superior, Psicologia Escolar, Psicologia Histórico-Cultural, Atividade de Estudo, Sentido PessoalResumo
O presente artigo tem por objetivo evidenciar algumas contribuições da Psicologia Histórico-Cultural à área da Psicologia Escolar no Ensino Superior. Para tanto, ao abordarmos sobre a inserção e a construção da Psicologia Escolar no âmbito do Ensino Superior, buscamos lançar luz à construção de possibilidades de atuação da Psicologia no que tange ao processo de aprendizagem dos universitários brasileiros. Ponderamos que, para que ocorra a formação em sua totalidade do sentido pessoal e da atividade de estudo profissionalizante, é fundamental que os docentes estabeleçam suas ações em sala de aula de modo intencional com a finalidade do ensino, pois deste modo a aprendizagem poderá produzir sentidos com vistas à conscientização acerca dos conteúdos científicos aprendidos. Assim, discorremos sobre as possibilidades para os acadêmicos ampliarem as suas perspectivas de leitura da realidade em uma perspectiva histórica, crítica e ética.
Referências
Abrantes, A. A. & Bulhões, L. (2016). Idade adulta e o desenvolvimento psíquico na sociedade de classes. In L. M. Martins, A. A. Abrantes, & M. G. D. Facci (Orgs). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice (pp. 241-265). Autores Associados.
Antunes, M. A. M. (2008). Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 12(2), 469-475. https://www.scielo.br/j/pee/a/kgkH3QxCXKNNvxpbgPwL8Sj/?lang=pt DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572008000200020
Barbosa, F. M. & Silva, S. M. C. (2011). Reflexões sobre uma proposta de atuação inovadora em psicologia escolar. Horizonte Científico, 5(2). https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8004
Diniz, R. V. & Goergen, P. L. (2019). Educação Superior no Brasil: panorama da contemporaneidade. Avaliação, 24(3), 573-593. https://doi.org/10.1590/S1414-40772019000300002 DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000300002
Duarte, N. (2000). A anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco: A dialética em Vigotski e em Marx e a questão do saber objetivo na educação escolar. Educação e Sociedade, 71, 79-115. https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000200004 DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000200004
Leontiev, A. N. (1978). O desenvolvimento do psiquismo. Horizonte Universitário.
Leontiev, A. N. (2021). Atividade, consciência e personalidade (P. Marques, trad.). Mireveja.
Mendonça, A. B. J. & Asbahr, F. S. F. (2018). Atividade de estudo e sentido pessoal: uma revisão teórica. Obutchénie, 2(3), 780-800. http://dx.doi.org/10.14393/OBv2n3.a2018-47450 DOI: https://doi.org/10.14393/OBv2n3.a2018-47450
Moura, F. R. & Facci, M. G. D. (2016). A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar. Psicologia Escolar e Educacional, 20(3), 503-514. https://doi.org/10.1590/2175-3539201502031036 DOI: https://doi.org/10.1590/2175-3539201502031036
Patto, M. H. S. (1990). A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. Queiroz.
Pessoa, C. T. & Leonardo, N. S. T. (2021). Um respiro à massificação: a arte como humanizadora da docência no Ensino Superior. In S. M. S. Barroco, M. L. T. Zibetti, & M. G. D. Facci (Orgs.) Psicologia e docência no Ensino Superior: formação e atuação de professores (pp. 167 -184). EDUEM.
Pessoa, C. T. & Leonardo, N. S. T. (2020). Sentido pessoal e atividade docente pela Psicologia Histórico-Cultural. Revista de Educação PUC Campinas. 5(1), e204611. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4611 DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4611
Saviani, D. (2008). Escola e Democracia. Autores Associados.
Saviani, D. (2003). Pedagogia Histórico-Critica: primeiras aproximações. Autores Associados.
Silva, L. S. & Silva, S. M. C. (2019). A aprendizagem do ofício de estudante universitário: tempos de constituição do ingressante no ensino superior. Psicologia em Revista, 25(3), 960-978. https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n3p960-978 DOI: https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n3p960-978
Souza, M. P. R. (2009). Psicologia Escolar e Educacional em busca de novas perspectivas. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 13(1), 179-182. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100021 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100021
Trindade, C. (2021). Fracasso Escolar? O sentido pessoal do ensino superior para estudantes que vivenciam processos de dificuldades acadêmicas [Tese de Doutorado]. Universidade Estadual de Maringá.
Vigotski, L. S. (2001). A construção do pensamento e da linguagem. Martins Fontes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Camila Turati Pessoa, Camila Trindade, Nilza Sanches Tessaro Leonardo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concordam com os seguintes termos da PLURAL – Revista de Psicologia UNESP Bauru:
Os artigos enviados devem ser originais e serão publicados pela primeira vez pela Revista Plural, mas os autores manterão os direitos autorais. O trabalho será simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-By 4.0 Internacional para permitir o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira publicação por essa revista.
Existe autorização para os autores assumirem contratos adicionais separadamente, exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, contanto que esteja discriminado e registrado tanto o reconhecimento de autoria como o de publicação inicial nessa revista.
Existe a permissão e o estímulo para os autores publicarem e distribuírem seu trabalho online em repositórios institucionais (pré-prints) ou na sua página pessoal.