Psicologia no Ensino Superior

Tecendo contribuições a partir da Psicologia Histórico-Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59099/prpub.2022.20

Palavras-chave:

Ensino Superior, Psicologia Escolar, Psicologia Histórico-Cultural, Atividade de Estudo, Sentido Pessoal

Resumo

O presente artigo tem por objetivo evidenciar algumas contribuições da Psicologia Histórico-Cultural à área da Psicologia Escolar no Ensino Superior. Para tanto, ao abordarmos sobre a inserção e a construção da Psicologia Escolar no âmbito do Ensino Superior, buscamos lançar luz à construção de possibilidades de atuação da Psicologia no que tange ao processo de aprendizagem dos universitários brasileiros. Ponderamos que, para que ocorra a formação em sua totalidade do sentido pessoal e da atividade de estudo profissionalizante, é fundamental que os docentes estabeleçam suas ações em sala de aula de modo intencional com a finalidade do ensino, pois deste modo a aprendizagem poderá produzir sentidos com vistas à conscientização acerca dos conteúdos científicos aprendidos. Assim, discorremos sobre as possibilidades para os acadêmicos ampliarem as suas perspectivas de leitura da realidade em uma perspectiva histórica, crítica e ética.

Biografia do Autor

Camila Turati Pessoa, Universidade Federal de Uberlândia (UFU - MG)

Graduada e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG). Possui doutorado em Desenvolvimento Humano e processos educativos pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR) com período sanduíche pela Universidad Pablo de Olavide em Sevilla, Espanha (UPO/ES). Atualmente é professora adjunta e professora permanente da Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Educação na UFU/MG, Campus Santa Mônica.

Camila Trindade, Centro Universitário de Pato Branco

Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (PPI -UEM). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGP - UFSC). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é professora em instituição particular de Ensino Superior.

Nilza Sanches Tessaro Leonardo, Universidade Estadual de Maringá

Pós-doutora pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é professora Associada na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Referências

Abrantes, A. A. & Bulhões, L. (2016). Idade adulta e o desenvolvimento psíquico na sociedade de classes. In L. M. Martins, A. A. Abrantes, & M. G. D. Facci (Orgs). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice (pp. 241-265). Autores Associados.

Antunes, M. A. M. (2008). Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 12(2), 469-475. https://www.scielo.br/j/pee/a/kgkH3QxCXKNNvxpbgPwL8Sj/?lang=pt DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572008000200020

Barbosa, F. M. & Silva, S. M. C. (2011). Reflexões sobre uma proposta de atuação inovadora em psicologia escolar. Horizonte Científico, 5(2). https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8004

Diniz, R. V. & Goergen, P. L. (2019). Educação Superior no Brasil: panorama da contemporaneidade. Avaliação, 24(3), 573-593. https://doi.org/10.1590/S1414-40772019000300002 DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000300002

Duarte, N. (2000). A anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco: A dialética em Vigotski e em Marx e a questão do saber objetivo na educação escolar. Educação e Sociedade, 71, 79-115. https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000200004 DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000200004

Leontiev, A. N. (1978). O desenvolvimento do psiquismo. Horizonte Universitário.

Leontiev, A. N. (2021). Atividade, consciência e personalidade (P. Marques, trad.). Mireveja.

Mendonça, A. B. J. & Asbahr, F. S. F. (2018). Atividade de estudo e sentido pessoal: uma revisão teórica. Obutchénie, 2(3), 780-800. http://dx.doi.org/10.14393/OBv2n3.a2018-47450 DOI: https://doi.org/10.14393/OBv2n3.a2018-47450

Moura, F. R. & Facci, M. G. D. (2016). A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar. Psicologia Escolar e Educacional, 20(3), 503-514. https://doi.org/10.1590/2175-3539201502031036 DOI: https://doi.org/10.1590/2175-3539201502031036

Patto, M. H. S. (1990). A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. Queiroz.

Pessoa, C. T. & Leonardo, N. S. T. (2021). Um respiro à massificação: a arte como humanizadora da docência no Ensino Superior. In S. M. S. Barroco, M. L. T. Zibetti, & M. G. D. Facci (Orgs.) Psicologia e docência no Ensino Superior: formação e atuação de professores (pp. 167 -184). EDUEM.

Pessoa, C. T. & Leonardo, N. S. T. (2020). Sentido pessoal e atividade docente pela Psicologia Histórico-Cultural. Revista de Educação PUC Campinas. 5(1), e204611. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4611 DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4611

Saviani, D. (2008). Escola e Democracia. Autores Associados.

Saviani, D. (2003). Pedagogia Histórico-Critica: primeiras aproximações. Autores Associados.

Silva, L. S. & Silva, S. M. C. (2019). A aprendizagem do ofício de estudante universitário: tempos de constituição do ingressante no ensino superior. Psicologia em Revista, 25(3), 960-978. https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n3p960-978 DOI: https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n3p960-978

Souza, M. P. R. (2009). Psicologia Escolar e Educacional em busca de novas perspectivas. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 13(1), 179-182. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100021 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100021

Trindade, C. (2021). Fracasso Escolar? O sentido pessoal do ensino superior para estudantes que vivenciam processos de dificuldades acadêmicas [Tese de Doutorado]. Universidade Estadual de Maringá.

Vigotski, L. S. (2001). A construção do pensamento e da linguagem. Martins Fontes.

Downloads

Publicado

16-03-2023

Como Citar

Turati Pessoa, C., Trindade, C., & Sanches Tessaro Leonardo, N. (2023). Psicologia no Ensino Superior: Tecendo contribuições a partir da Psicologia Histórico-Cultural. PLURAL - Revista De Psicologia UNESP Bauru, 1, e022006. https://doi.org/10.59099/prpub.2022.20

Edição

Seção

Artigos