Aspectos Psicométricos da Escala de Ansiedade à Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59099/prpub.2022.2

Palavras-chave:

Ensino da matemática, Ansiedade, Atitudes do estudante, Fobia escolar, Psicometria

Resumo

O presente estudo analisou a confiabilidade e a estrutura fatorial da Escala de Ansiedade à Matemática (EAM), bem como parâmetros de item avaliados por análise de Rasch. A EAM foi aplicada a estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do interior do Pará, através de formulário online. A escala apresentou boa confiabilidade (α = 0,947), e estrutura de dois fatores, identificados preliminarmente como Ansiedade Numérica e Ansiedade à Avaliação Matemática. Os itens do fator Ansiedade à Avaliação Matemática apresentaram maior média e menor dificuldade do que os itens do fator Ansiedade Numérica. Esses resultados sugerem que a EAM é confiável, robusta, e capaz de capturar a estrutura latente do construto Ansiedade à Matemática.

Biografia do Autor

Ivonilce Brelaz-da-Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECM da Unifesspa. Possui graduação em Bacharel em Teologia com Habilitação em Música Sacra pelo Seminário Teológico Batista Equatorial (1984) e graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (2002). Especialista em Psicopedagogia (2005); Especialista em Educação a Distância (2009); Especialista em Secretariado Executivo: Assessoria Empresarial e Educacional (2016).

Caio Maximino, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mestre e doutor em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor do curso de Psicologia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Unifesspa. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento da UFPA.

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Publicado

16-03-2023

Como Citar

Brelaz-da-Silva, I., & Maximino, C. (2023). Aspectos Psicométricos da Escala de Ansiedade à Matemática. PLURAL - Revista De Psicologia UNESP Bauru, 1, e022009. https://doi.org/10.59099/prpub.2022.2

Edição

Seção

Artigos