Aspectos Psicométricos da Escala de Ansiedade à Matemática
DOI:
https://doi.org/10.59099/prpub.2022.2Palavras-chave:
Ensino da matemática, Ansiedade, Atitudes do estudante, Fobia escolar, PsicometriaResumo
O presente estudo analisou a confiabilidade e a estrutura fatorial da Escala de Ansiedade à Matemática (EAM), bem como parâmetros de item avaliados por análise de Rasch. A EAM foi aplicada a estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do interior do Pará, através de formulário online. A escala apresentou boa confiabilidade (α = 0,947), e estrutura de dois fatores, identificados preliminarmente como Ansiedade Numérica e Ansiedade à Avaliação Matemática. Os itens do fator Ansiedade à Avaliação Matemática apresentaram maior média e menor dificuldade do que os itens do fator Ansiedade Numérica. Esses resultados sugerem que a EAM é confiável, robusta, e capaz de capturar a estrutura latente do construto Ansiedade à Matemática.
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