Chamada Dossiê Temático: Álcool e Substâncias Psicoativas, Políticas Públicas e Direitos Humanos

18-09-2023

Dossiê: Álcool e Substâncias Psicoativas, Políticas Públicas e Direitos Humanos.

Recepção de Artigos: até 31 de janeiro de 2024

Organizadores:

  • Silvio Yassui (UNESP – Assis),
  • Marcelo Dalla Vecchia (UFSJ – MG),
  • Marcos Muniz de Souza (PUC-SP) e
  • Edson O. de Castro (UNESP – Bauru),

Esse número temático da PLURAL – Revista de Psicologia da UNESP Bauru, acolherá contribuições relacionadas ao campo “Álcool e outras Drogas, Políticas Públicas e Direitos Humanos”, em suas diversas faces, por ser considerada temática premente, multifacetada, e que ainda desperta toda sorte de “paixões de poder”, desafiando-nos a, de fato, construir um saber verdadeiramente transdisciplinar.

Primeiramente, considerando o debate sobre as drogas (álcool e demais substâncias psicoativas) e seus lugares na vida cotidiana, cabem estudos que problematizam o modo como as políticas públicas lidam e como regulam o consumo de psicoativos. Isso alcança desde as diferentes estratégias jurídico-legislativas de parâmetros para regulamentação do consumo de quaisquer drogas e suas contradições, quanto estudos que abordam dilemas na prevenção do uso problemático e na provisão de cuidados às pessoas, mormente aquelas que têm problemas devido ao consumo de psicoativos.

Em segundo lugar, estudos que também podem colocar em questão as relações entre as políticas públicas e os direitos humanos nesse campo. Ou seja, de quais formas as políticas públicas – sejam as vigentes ou prévias –, propostas em diferentes conjunturas histórico-políticas e em diferentes países e regiões do planeta, dão conta (ou não) de assegurar a garantia dos direitos humanos das pessoas que consomem psicoativos? Em outra perspectiva da mesma interface, em que medida coletivos organizados de usuários de psicoativos pressionam as políticas públicas, oportunizando avanços nelas com relação aos direitos humanos das pessoas que deles fazem uso?

Finalmente, considerando os elos entre drogas e direitos humanos, cabe considerar que o número especial tem a intenção de acolher também estudos que problematizam tanto violações quanto vulnerabilidades às violações de direitos humanos. Neste caso, vale considerar as violações a que estão sujeitas tanto as pessoas que consomem psicoativos quanto aquelas que as comercializam no mercado informal que compõe a economia do tráfico, especialmente com base em determinados marcadores sociais, como é o caso da juventude negra.

Considere-se, então, os seguintes eixos, no encaminhamento de trabalhos:

1 – Transvesalidades e atravessamentos

2 – Práticas e experiências de Cuidados

3 – Intersecções institucionais

4 – Marcadores sociais

5 – Infância e Juventude

6 – Experiências Internacionais inspiradoras

Para mais informações sobre como enviar artigos para a PLURAL – Revista de Psicologia da UNESP Bauru, bem como as instruções necessárias para a formatação correta dos manuscritos, favor acessar o link https://revistaplural.emnuvens.com.br/prp/about/submissions. No caso, solicita-se que conste na Folha Informativa de Autoria a informação de que o manuscrito está sendo submetido ao Dossiê supracitado (Dossiê Temático: Álcool e Substâncias Psicoativas, Políticas Públicas e Direitos Humanos).

Contamos com a sua colaboração.

Cordialmente,

Os organizadores.